Para acelerar a chegada das vacinas a todos os municípios cearenses, o governador Camilo Santana informou que o Governo do Ceará preparou um plano de logística que irá utilizar transporte aéreo e terrestre para a entrega das doses. O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) durante visita ao Centro de Distribuição de Medicamentos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Maracanaú, onde estão armazenadas parte das seringas e agulhas adquiridas para garantir a vacinação contra a Covid-19.
Ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, o chefe do Executivo estadual destacou que o Ceará já está com tudo preparado para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem. “Estamos aguardando a liberação da Anvisa para as vacinas que estão sendo adquiridas pelo Ministério da Saúde. Há uma perspectiva muito positiva para que a gente possa iniciar ainda esse mês. Já temos seringas, agulhas, álcool, algodão. A Secretaria (da Saúde) comprou vários refrigeradores e distribuiu 160 nos municípios. Estamos preparando toda a logística para entregar e distribuir essa vacina o mais rápido possível aos municípios. Vamos fazer isso de forma aérea, com helicópteros e aviões, e também por terra, com veículos” disse Camilo.
Além das doses fornecidas pela União, o governador salientou que o Governo do Ceará vem buscando outros meios para garantir o imunizante. “Ontem entramos em contato com as embaixadas de outros países. Também estamos fazendo contatos e negociações com outros laboratórios de fornecimento de vacinas para o Ceará. Não temos medido esforços para que a gente possa garantir que a vacina chegue o mais rápido possível”, enfatizou.
O secretário Dr. Cabeto reforçou que o planejamento já foi feito e, agora, é aguardar a chegada das vacinas. “O Ceará se antecipou e está com tudo isso programado, estruturado, já com uma logística muito bem estudada”, pontuou o titular da Sesa.
Localizado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, o Centro de Distribuição de Medicamentos da Sesa tem garantido a oferta de medicamento, insumos e equipamentos para as unidades de saúde do Ceará. Essa eficiência, na visão de Dr. Cabeto, é fruto da organização implementada no local. “Estamos cada vez mais melhorando tecnicamente o controle dos estoques, a previsão para que não haja falta de medicamento, a distribuição adequada para os hospitais. Tudo isso de uma maneira muito planejada”, disse o secretário.
O governador Camilo Santana se mostrou contente com a organização que viu nos processos de armazenamento, controle e distribuição. “O controle precisa ser muito rigoroso na distribuição para não deixar faltar e garantir a validade dos medicamentos e insumos. É um sistema todo informatizado, que você sabe quanto é que tem de estoque, qual o produto, o prazo de validade”, comentou.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Juiz cassa prefeito e vice-prefeito de Abaiara e convoca eleições suplementares no munic...
Motorista esquece carro ligado e tem veículo furtado em Juazeiro do Norte
Criminosos se disfarçaram de agentes da PF para invadir fazenda de Eunício Oliveira em G...
PM em Potengi prende acusado de tentar matar outro com foice, outro com drogas e mais um c...
Criminosos se disfarçaram de agentes da PF para invadir fazenda de Eunício Oliveira em G...
Prefeitura de Lavras/CE promove caminhada do Maio Amarelo com o tema “Desacelere. Seu be...
Maníaco do Parque aguarda soltura e extraiu sozinho os dentes, diz advogada
Urso mata homem de 89 anos e seu cachorro em ataque inédito na Flórida, EUA
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor